A FTU foi fundada e dirigida pelo sacerdote F. Rivas Neto com o propósito de aproximar os saberes acadêmico e religioso e instituindo metodologia própria e inovadora da Teologia Afro-Brasileira.

   Fundada em 2003 e tendo como mantenedora a OICD, trata-se até hoje da única instituição de ensino superior no âmbito da teologia das religiões afro-brasileiras autorizada, credenciada e reconhecida pelo MEC. 

   Suas atividades mantiveram-se até dezembro de 2016 e, durante seus 13 anos de funcionamento, formou teólogas e teólogos graduados em Teologia Afro-Brasileira, bem como promoveu cursos de Pós-Graduação e de Extensão, a fim de difundir o conhecimento sobre cultura e religião afro-brasileira de modo científico.

   Entre outras realizações, promoveu congressos nacionais e internacionais, até mesmo fora da cidade de São Paulo, como em Itanhaém, na Câmara Municipal.

   É assim que a FTU sagrou-se como um patrimônio ao "povo de santo" e à sociedade em geral, uma vez que formou pesquisadores atuantes e militantes, cujas atuações disseminam conhecimentos e combatem preconceitos e intolerâncias, propiciando isonomia das RABs em relação a todas as outras confessionalidades, em convivência pacífica e de respeito incondicional, mote de seu fundador.

  Acompanhe nossa página, pois periodicamente publicaremos imagens, vídeos e textos sobre a FTU.

   A seguir um texto escrito por F. Rivas Neto, Pai Rivas, em seu blog Espiritualidade e sociedade na visão das religiões afro-brasileiras, postagem 126, de 7 de março de 2011:

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações

© 2019 Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino - Desde 1970

Siga a OICD:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram