Pai Rivas, em seus mais de 50 anos de sacerdócio e pesquisa sobre a alma humana e sua relação com o divino, produziu mais de uma dezena de obras escritas, entre artigos científicos nacionais e internacionais. Trata-se de aparato vasto e rico, quer seja para pesquisadores de diversas áreas (antropologia, teologia, ciência da religião, sociologia), quer seja para adeptos de quaisquer escolas dentre os núcleos das religiões afro-brasileiras (aliás, os próprios conceitos de escola e núcleos, hoje amplamente utilizados, foram por ele cunhados e desenvolvidos), quer seja para qualquer pessoa que busque algum conforto ou entendimento, uma vez que F. Rivas Neto, com seu particular método de traduzir as coisas divinas do modo mais acessível possível em linguagens diferentes, baseou todos as suas obras nos respeito à diversidade e na busca do equilíbrio, da harmonia e da estabilidade individual e coletiva, em prol da humanidade. Aqui arrolam-se os livros que escreveu e organizou, com breve sinopse e, onde possível, indicação sobre local para mais informações sobre determinada obra.

Umbanda: A Protossíntese Cósmica (1989)

Publicado na primeira vez pela Freitas Bastos, trata-se de uma obra de referência no âmbito umbandista e encontra-se na sua 16ª reimpressão pela Pensamento.

Umbanda: O Elo Perdido (1990)

Obra fundamental sobre a mediunidade, versa sobre o transe nas religiões afro-brasileiras, sobretudo na Umbanda. Atualmente em sua 4 edição, revista, atualizada e ampliada.

Exu: O Grande Arcano (1993)

Obra fantástica: revela mistérios a respeito dessas entidades e apresenta muitas imagens de oferendas, aspectos da magia e Lei de Pemba e de modo inédito discorre sobre como preceituar, realizar pedidos e acionar a magia dos Exus. Está em sua quinta edição, revista e atualizada.

Umbanda: O Arcano dos 7 Orixás (1993)

Nesta obra, o Mestre Astralizado Sr. Orishivara (Sr. Sete Espadas) esclarece vários temas, explicando-os em 3 níveis. Esses níveis são: positivo, relativo e superlativo. Dessa forma, desvela mistérios inéditos sobre a verdade do Orixá, da Magia Etéreo-Física, dos porquês ocultos do Movimento Umbandista, enfim, tudo aquilo que os umbandistas sinceros e bem intencionados desejam. A obra encontra-se esgotada.

Fundamentos Herméticos de Umbanda (1996)

Livro que faz novo marco na história do movimento umbandista. Revela seu sentido mais amplo, expressando, na pureza de sua essência, este movimento que congrega seres espirituais de todo o cosmos em busca da reintegração do homem à sua via original de desenvolvimento. Encontra-se esgotado.

Introdução à Autocura Tântrica: uma visão humanizada e globalizada da medicina (1999)

Em meio à parafernália tecnológica que caracteriza nossa sociedade atual, na qual máquinas, computadores, cidades compõem o cinzento quadro do distanciamento nas relações humanas, vemos urgir uma flor de rara beleza e delicado aroma – a Autocura Tântrica. A Autocura Tântrica é o conhecimento e o método para se encontrar equilíbrio na mente, estabilidade no coração e harmonia no corpo físico, o que resulta na saúde plena, que dá paz interna e ao mundo. Além de uma conquista individual, é o fruto do relacionamento humano, da transferência de energias positivas para a criação de uma realidade mais harmoniosa. Obra esgotada.

Sacerdote, Mago e Médico (2003)

Esta obra é uma declaração de devoção ao Sagrado, à Natureza e à Humanidade. Neste livro, o Mestre Tântrico Curador Yamunisiddha Arhapiagha reafirma o caminho da Iniciação ou realização espiritual que requer, de forma imprescindível, duas condições satisfeitas: a presença de um Mestre encarnado capaz de, com sua mandala, despertar as vivências espirituais eternas do discípulo e a renúncia progressiva, cada vez mais profunda do ego para se atingir a percepção da totalidade ou da Realidade Integral.

Escolas das religiões afro-brasileiras:
tradição oral e diversidade (2012)

As Religiões Afro-brasileiras têm sido amplamente estudadas pela sociologia e pela antropologia, entre outras disciplinas acadêmicas. Sempre uma explicação pontuada pela observação do outro, de quem está de fora. Trata-se agora de olhar a religião a partir de dentro, com os olhos de seu cultor, deixando que a religião fale por si mesma. Rivas Neto, fundador e diretor da FTU — Faculdade de Teologia Umbandista — escola superior reconhecida pelo Ministério da Educação, vem se empenhando na construção de uma teologia própria das Religiões Afro-brasileiras. Visa assim tanto à autonomia das Religiões Afro-brasileiras no âmbito acadêmico como sua afirmação como religiões universais. Por isso tudo, Escolas das Religiões Afro-brasileiras: tradição oral e diversidade, interessa aos de dentro, isto é, os que seguem as religiões dos Orixás, voduns, inquices e encantados, e aos de fora, os que procuram ver nas Religiões Afro-brasileiras aspectos essenciais da cultura espiritual do Brasil. (Reginaldo Prandi, Professor Sênior do Departamento de Sociologia da USP)

A diversidade ritual, manifesta em múltiplas formas de organização, é marca da religiosidade afro-brasileira. Constituídas em diferentes momentos históricos e regiões do Brasil, as religiões que compõem essa pluralidade se juntam umas às outras por sua origem comum, por seus deuses e espíritos ancestrais, por sua concepção de vida e morte, por seus valores e orientação da conduta. Para o autor deste livro, o sacerdote, educador e médico Rivas Neto, cada variante dessas, que pode ter mais de uma expressão ritual, é uma escola, uma parte do caminho que reúne tais alternativas sacrais numa única crença. 

Teologia da tradição oral (2014)

O que é a tradição oral e qual sua importância na formação no âmbito das religiões afro-brasileiras? O livro busca dar resposta a essas e outras questões.

Teologia do ori-bará (2015)

Este livro faz parte da Coleção Teologia das Religiões Afro-brasileiras e vem apresentar conceitos fundamentais para a mesma: o conceito de ori e o de bará. Mais do que apresenta-los, F. Rivas Neto demonstra como eles estão profundamente relacionados ao destino dos adeptos dessas religiões.

Exu e pombagira (Org.) (2015)

Exu e Pombagira é um livro realizado em parceria entre a Faculdade de Teologia com Ênfase em Religiões Afro-brasileiras (FTU) e a Arché Editora. Visa esclarecer os pontos fundamentais que norteiam as dúvidas sobre exu e, acima de tudo, instrumentalizar o leitor e a leitora a um olhar voltado à diversidade.

Candomblé: Teologia da Saúde (2017)

A obra traz pela primeira vez conceitos, explicações e reflexões oriundos de mais de 50 anos de sacerdócio nas religiões afro-brasileiras à luz do Candomblé. É a ancestralidade e experiência do Babàlòrìṣà Rivas Ty Ògìyàn que se manifesta nesta obra de arte que já se mostra como patrimônio para o povo de santo, fonte ilimitada para pesquisadores, porto seguro para simpatizantes e curiosos. Livro radicalmente profundo em sua investigação, maravilhosamente esclarecedor. Em capa dura e colorido, apresenta fotografias de assentamentos e momentos da vivência no terreiro, bem como um glossário de termos e um mini-herbário, com as principais ervas catalogadas.

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações

© 2019 Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino - Desde 1970

Siga a OICD:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram