Templo de Umbanda inaugurado publicamente em 8 de novembro de 2014 por Mestre Arapiaga e hoje dirigido por Mestra Yamaracyê dá continuidade a uma longa trajetória da umbanda esotérica, que neste
período tem sua sede instalada na cidade de Itanhaém. Aqui nesta cidade litorânea, uma das mais antigas do país, a tradição foi retificada e ratificada e deu prosseguimento como umbanda iniciática que contém
a umbanda esotérica.

Em uma casa modesta com um jardim frondoso foi construído um templo em frente ao portão de entrada onde foram plantados os axés. A tradição se mantêm viva e com sua atuação na umbanda como descreveu ainda em vida, no ato da inauguração do terreiro, Pai Rivas. 

 

Mãe Maria Elise Rivas
Mestra Yamaracyê

   "No último sábado, dia 8 de novembro, foi o primeiro ritual do TUO - Templo de Umbanda Urubatão da Guia, em Itanhaém. A inauguração de mais um dos templos sediados em Itanhaém representa um marco histórico em nossa trajetória iniciática, sobretudo, porque faz parte de um dos nossos compromissos assumidos: o de levar adiante a Escola da Umbanda Esotérica.

   Quando conhecemos Mestre Yapacani, W.W. da Matta e Silva (fundador da Umbanda Esotérica), na década de 1970, eu já havia sido iniciado por outros setores das religiões afro-brasileiras, no candomblé e nas encantarias por Babá Omolokan, Pai Ernesto de Xangô Ayrá, o qual havia sido iniciado por Martiniano do Bonfim.

   Pai Matta ao nos conhecer contou-nos sobre nossa anterior trajetória iniciática e sempre foi muito respeitoso com todas elas, mas foi ímpar ao nos conduzir ao Mestrado na Umbanda Esotérica de tal modo que em 1987 nos transmitiu sua Raiz. Para elucidar esse processo de condução religiosa utilizamos a metáfora da moeda, sendo Pai Guiné representado em uma face e Velho Payé em outra. A moeda é uma só, fazem parte de um mesmo núcleo religioso. Assim, nosso percurso sempre foi o de seguir os fundamentos religiosos transmitidos da Umbanda Esotérica quando estávamos imbuídos e trabalhando nela. Jamais fizemos qualquer mistura entre fundamentos religiosos do candomblé, das encantarias e das várias umbandas (dentre elas a Esotérica).

   Dia 8 de novembro foi, portanto, mais um marco representativo da força da transmissão da Raiz para nós, pois honramos continuamente nosso compromisso. Se antes Mestre Yapacani e Pai Guiné conduziam este movimento, por ordem deles mesmos há mais de duas décadas, nós e Caboclo Velho Payé damos continuidade à Umbanda Esotérica. É motivo de muita alegria poder honrar nosso Pai e o astral pela tarefa e o TUO – Templo de Umbanda Urubatão da Guia é mais uma oferenda viva que entregamos a Eles."

Aranauan!

Mestre Arapiaga

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações

© 2019 Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino - Desde 1970

Siga a OICD:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram